segunda-feira, 30 de novembro de 2009

surgestao para o dia a dia






clique na imagem para ampliar

atividades para as crianças


É importante receber e integrar a criançada no ambiente escolar. Com isso, pensar em atividades e em uma rotina que permita a exploração dos espaços da escola e a socialização entre as crianças, irá favorecer o entrosamento do grupo, facilitando a adptação.


Como na educação infantil as crianças já estão juntas há algum tempo, isso facilitará o processo, mas não significa que não exista adaptação ou que as crianças não estejam nervosas, ansiosas...
DICA: Distribua balas coloridas entre a criançada que deve estar dispersa na sala.
Três balas para cada criança.
Faça um círculo na sala onde será a chegada.
E conte uma história.
Era uma vez, um navio onde todos eram amigos.
As pessoas eram felizes e gostavam de estar perto. Certo dia começou uma confusão, estas pessoas começaram a brigar, gritar e o barco acabou afundando.
Cada uma ficou com três balas diferentes na mão. Para chegar até a ilha (desenho no canto da sala), é preciso três balas iguais, procure um amigo e peça para ele trocar com você e nade até a ilha.
Esta brincadeira fará com que as crianças conversem e chamem a atenção dos colegas para si, favorece o diálogo e ajuda a acabar com a timidez. Boa diversão!!!

quinta-feira, 26 de novembro de 2009












PASSO A PASSO ÁRVORE DE NATAL DOURADA COM PAPEL - CARTÃO, JORNAL E CORDA DE SISAL.
APRENDA A FAZER ESSA LINDA ÁRVORE. SUGESTÃO DA REVISTA PROJETOS EDUCATIVOS ESPECIAL ANO 2008 Nº 2.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

fotos ceacom




20 de Novembro dia da consciencia Negra






                                                                 clique para ampliar

1000 visitas


Que felicidade, 1000 visitas ao blog já foram feitas. Obrigado pelas vossas visitas e espero que cada postagem vos tenha servido de ajuda!!!

quinta-feira, 12 de novembro de 2009


Árvore de Natal com garrafas pet




Veja o passo a passo da árvore de natal com garrafas pet. Bem genial, fácil e barato, além de ecologicamente correto.

1º PASSO: Pegue uma garrafa pet lavada e bem limpa de preferência na cor verde (tipo guaraná antártica de 2 litros).
Em seguida, com a tesoura corte o fundo da garrafa seguindo a marquinha que existe na própria garrafa para facilitar um corte perfeito.



 



2º PASSO: Corte a garrafa em tiras com aproximadamente 1,5cm de largura até o fim do gargalho da garrafa. Depois arrendonde as pontas com o auxílio da tesoura cada tirinha cortada.




 

3º PASSO: Com cuidado utilize um vela. O segredo da árvore está no efeito que ela vai produzir passando cada tirinha na vela.

ATENÇÃO: Segure bem, a medida que vai passando na vela para ela não enrugar muito (senão ela vai encolher, além do necessário).

Dê um espaço aproximadamente de 2 cm a cada passada de vela (fazendo um movimento para cima e para baixo com movimentos rápidos, como se fosse um vai e vem) até dar um tom escuro nas tirinhas cortadas da garrafa pet.






Depois de feito esse processo, o tamanho da sua árvore de natal vai depender da quantidade de garrafas utilizadas, consequentemente quanto mais garrafas utilizar maior será a sua árvore de natal. Observe: Na foto usei uma garrafa pet cortada ao meio e pintada com tinta spray dourada, onde passei um cano de ferro enchendo no interior da pet de argamassa, fixando junto com o fundo do vaso. Em seguida, decore ao redor da base onde fixamos o cano com festão.





Para encaixar as garrafas, cortadas e passada na vela. Vá encaixando uma a uma no cano.

DICA: No final da árvore (ou melhor no ápice da sua árvore corte garrafas menores, de 1 litro para ir diminuindo o tamanho e dando forma a sua árvore pet. Em seguida, aplique os enfeites de natal que desejar.(bolas, pisca-pisca, fitas, laços, cabelo de anjo, etc..)



Lembre-se: O tamanho vai depender da quantidade de garrafas utilizadas. Com base na nesta árvore foram usadas 35 garrafas pet para um tamanho de 1,20m aproximadamente.
Fonte: http://sonhodeartesanato.blogspot.com

sábado, 7 de novembro de 2009


“Brincar com as crianças não é perder tempo, é ganhá-lo, se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados, em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.”

Carlos Drummond de Andrade

quarta-feira, 4 de novembro de 2009


Aprenda a fazer caixinhas com garrafa pet - passo a passo.

Vamos mostrar como fazer uma caixinha com garrafas pet. Além de ter um objeto exclusivo e muito útil, você ajuda a evitar que garrafas pet vão parar em rios, nas ruas, entupindo bueiros e causando problemas.





1) Você vai precisar de tesoura, alicate, fita crepe, quatro garrafas PET cortadas em tiras de 2cm de largura, elásticos e um molde de 10×10x10cm

2) Corte uma tira em um comprimento que permita cobrir dois lados mais o fundo da caixa, deixando ainda 4cm de sobra em cada ponta

3) Ajuste a fita ao molde, cobrindo dois lados e o fundo. Vinque as sobras de 4cm para facilitar o trabalho




4) Passe elásticos em torno do molde a fim de fixar melhor as fitas
5) Corte mais quatro fitas e ajuste-as ao molde como explicado nos passos 2 e 3
6) Corte mais cinco fitas para cobrir os dois outros lados do molde





7) Quando for passar a primeira fita dessa segunda etapa, será necessário entrelaçá-la, na parte de baixo, com as fitas que já estão fixas. Para isso, basta realizar tecelagem simples, passando a fita ora por baixo, ora por cima das fitas já dispostas
8) Faça o mesmo com as demais fitas da segunda etapa. Lembre-se de que, ao fazer o entrelaçamento, onde a fita anterior passou por baixo da trama, a fita atual deve passar por cima e vice-versa. A etapa seguinte será fazer as laterais da caixa. Para isso, corte cinco fitas em comprimento suficiente para cobrir quatro lados e deixar uma sobra de cerca de 10cm.
9) Quando for entrelaçar a primeira fita, cuide para que ela fique desencontrada com a fita paralela a ela no fundo da caixa. Isto é, onde a fita do fundo passa por baixo da trama, a fita da lateral deve passar por cima e vice-versa. Começe tecendo da direita para a esquerda, parando a ponta da fita na última posição em que ela fique por cima da trama. Segure a fita nessa posição, pegue a outra extremidade e começe a tecer da esquerda para a direita, avançando para o lado seguinte.






10) Entrelaçe a fita em volta de toda a caixa
11) Quando chegar a hora de arrematar, sobreponha a sobra de fita ao trecho já tramado. A extremidade da fita deve ficar por baixo da trama
12) Repita, com outras três fitas, o procedimento descrito nos passos de 9 a 11. Não utilize, por enquanto, a quinta fita





13) Pegue a fita restante e corte-a no meio no sentido do comprimento
14) Passe as fitas finas pela trama normalmente, seguindo o mesmo procedimento utilizado para as demais
15) Agora é ncessário arrematar as sobras na parte de cima da caixa. Para as fitas verticais que estiverem por baixo das horizontais, dobre a sobra para fora, rente à borda da caixa





16) Corte as sobras na altura da terceira fita de cima para baixo. Arremate as pontas encaixando-as nas terceira fita. Dobre as demais sobras para fora e corte-as na altura da terceira fita. Retire a caixa do molde e arremate estas últimas sobras para dentro, encaixando-as na terceira fita
17) Reforçe os vincos. Utilize o alicate para vincar bem as bordas (protegendo a peça com um pedaço de fita de PET dobrada)
18) Pronto! A caixa de fitas de PET que você acabou de confeccionar é ideal para guardar miudezas ou mesmo embalar presentes. Utilizando a técnica mostrada aqui, você pode montar caixas no tamanho que quiser.

fonte: Revista artesanato.